Comidas e Bebidas

O que é jabuticaba?

Jabuticaba é uma fruta de polpa doce e esbranquiçada. São nativas do Brasil e sua árvore é a jabuticabeira mais encontradas em Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. A árvore tem 8 metros de altura. A palavra jabuticaba vem do tupi e significa “fruto em botão”.

Publicidade

As flores são pequenas e brancas e florescem duas vezes por ano. Para a fruta amadurecer demora quarenta dias. Os frutos são arredondados e de cor roxa escura, próximas da cor preta.

A jabuticaba pode ser utilizada para culinária ou para fins medicinais. Usada para fazer suco, geleia, licor ou até mesmo no preparo de pratos com frango e molho. A casca é muito boa para a asma e para reduzir o colesterol, também previne de muitas doenças como as do coração. A fruta apresenta em 100 gramas apenas 51 calorias. Os pigmentos das frutas que são das cores avermelhada, azul ou roxa, reduzem as células cancerígenas.

Publicidade

A polpa da jabuticaba tem ferro, fósforo, vitamina C, vitamina do complexo B. A fruta ajuda na digestão, elimina toxinas do organismo e estabiliza o açúcar no sangue.

A fruta deve ser ingerida assim que ela for colhida, pois como ela tem muito açúcar fermenta muito rápido. Para que ela dura mais tempo é necessário armazenar em saco plástico e guardar na geladeira ou congelador.

Na primavera e no verão surgem as flores e frutos e podem ser colhidos até 5 vezes em um ano.

A jabuticaba é típica da Mata Atlântica. Existem vários tipos da fruta mas existe uma espécie que encontramos para comprar que é o sabará (Myrciaria jaboticaba).

Na hora de comprar a fruta deve-se observar as mais firmes, brilhantes e sem rachaduras. Antes de comer é necessário lavar bem, caso não consuma de imediato cuidar pois azedam fácil.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta