O que é jargão?

Por: hiper

Em algumas ocasiões ouvimos pessoas reclamando de um determinado estilo de linguagem de quem fala dentro de um jargão. Antes de tentar decodificar o que essas pessoas estão dizendo é legal tentar entender o que é jargão. Depois de entender o que é um jargão evite ao máximo usar esse tipo de linguagem.

 O que é jargão?

O jargão é um tipo de palavra ou expressão que tem um significado comum para os profissionais de alguma área. Por exemplo, para os advogados o termo peticionar é bastante comum e tem como significado entrar com uma ação ou então pedir algo a um juiz. Poderíamos inclusive considerar o jargão com uma espécie de gíria utilizada por pessoas que pertencem ao mesmo grupo profissional.

Deve-se entender que o jargão profissional é uma linguagem bastante exclusiva dos profissionais de uma mesma área, ou seja, essas “gírias” são usadas com as pessoas que pertencem ao mesmo círculo de atuação profissional. Mas, que fique claro que o jargão não é em nenhum momento gíria no seu sentido objetivo e nem mesmo uma linguagem técnica.

Alguns dos jargões mais conhecidos no mundo profissional são o juridiquês que pertence as pessoas de carreira jurídica, o economês de que trabalha na área de economia e também o gerundismo de quem atua no telemarketing.

Uma dica interessante para todos os profissionais é deixar o jargão somente para as conversas com pessoas da mesma área profissional. Não é legal usar sempre essa linguagem com pessoas que não atuam na mesma profissão que você.

Um comentário

  1. thamiris
    14 de março de 2013

    legal amei o texto é muito explicativo!

Deixe uma resposta