Ecologia e Meio Ambiente

O que é Júpiter?

Júpiter é um planeta do sistema solar, que é considerado o maior dos planetas. Apresenta um brilho bastante semelhante ao de Vênus. Ele é 1.330 vezes mais do que o planeta Terra.

Publicidade

Entre os quatro maiores planetas do sistema solar, Júpiter é o que se encontra mais próximo da terra. É um pouco complicado de se determinar a velocidade exata da rotação de Júpiter, pois algumas de suas partes giram mais rapidamente do que as outras. O planeta parece ser formado por faixas ou camadas que são superpostas e bastante largas. As camadas que se encontram nas proximidades do equador, se movem mais rapidamente, enquanto que as outras que estão mais próximas aos pólos, demoram cerca de 5 minutos a mais para completar sua rotação.

A força centrífuga que é produzida pela grande velocidade da rotação deste planeta, é a causa da formação de protuberâncias nas suas faixas equatoriais. Desta forma, o planeta não se apresenta sob a forma de uma esfera perfeita. Ele se parece muito mais com uma bola que tenha sido achatada um pouco em seus pólos.

Publicidade

A olho nu, o planeta Júpiter se parece muito com uma estrela brilhante, porém, como é um planeta, ele apenas reflete a luz do sol. Visto através de um telescópio de pequeno alcance, este planeta parece apenas um ponto brilhante, porém, se utilizar um telescópio com alcance maior, verá claramente as camadas dele, sendo que elas apresentam coloração diferente e são paralelas ao equador. A densidade deste planeta é apenas superior a da água, e algumas teorias, sugerem que ele seja uma bola de gás líquido, rodeado por uma espessa nuvem de gases atmosféricos. Há também uma outra teoria, que fala que Júpiter possui um núcleo rochoso ou de ferro, que é recoberto por uma camada de gelo.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta