Negócios e Finanças

O que é juro?

Quando emprestamos dinheiro de instituições financeiras ficamos preocupados com os juros que serão cobrados pelo empréstimo. Antes de recorrer a empréstimos é importante saber exatamente o que são os juros e como isso afeta a quantia que você emprestou.

Publicidade

O juro é na realidade o que aquele que empresta recebe para efetuar esse empréstimo, ou seja, seria mais ou menos como considerar o valor cobrado pelo empréstimo. Basicamente se trata da remuneração pelo empréstimo de dinheiro. Em geral se expressa como um percentual sobre o valor que foi emprestado.

Para facilitar a compreensão podemos entender o juro como um tipo de aluguel sobre a quantia. A ideia central do juro é funcionar como uma espécie de compensação de quem empresta para usar o dinheiro até o dia do pagamento. E também devemos levar em conta que emprestar sem nenhum tipo de compensação não seria um negócio lucrativo.

Publicidade

Historiadores acreditam que as negociações feitas pelos sumérios há mais de 3.000 anos a.C já se utilizavam do método de cobrar juros, ou seja, os empréstimos de metais eram feitos, mas com um acréscimo na hora de pagar de volta. Em geral nessa época os empréstimos eram feitos com grãos e metais como a prata.

Cada instituição financeira trabalha com a sua própria taxa de juros e por isso mesmo se você precisar de um empréstimo é interessante pesquisar bastante, pois, pode acabar percebendo ser mais vantajoso contrair um empréstimo num determinado lugar em detrimento de outro. Tome cuidado por que os juros podem ser motivo de grande preocupação.

Publicidade

Deixe uma resposta