O que é justiça?

Por: hiper

Justiça é uma palavra que deriva do latim iustitia e que pode dizer muita coisa, sem necessariamente dizer algo. Porém o sentido etimológico da palavra é a igualdade para todos. A justiça tem sido utilizada por muito tempo pelo homem para manter uma espécie de acordo entre os cidadãos, uma forma de se manter a ordem estabelecida. Neste acordo os homens estão sujeitos a aplicação de punições se desrespeitam alguma das regras estabelecidas para todos. É justo que aquele que transgride pague.

O que é justiça?

A maior representação da justiça é uma estátua de olhos vendados que está em Roma. Os olhos dela estão vendados para representar que aos olhos dela todos são iguais, ou seja, tem os mesmos direitos e deveres.

Atualmente a justiça é representada no Estado pelo Poder Legislativo, este órgão visa buscar a aplicação das leis promulgadas. Uma evolução do acordo social feito entre os homens para que seja possível coexistir.

A justiça também tem seu fundo filosófico, este fundo mostra que ao mesmo tempo que busca a legalidade, busca a igualdade. A justiça está no cumprimento da lei, logo é justo aquele que cumpre a lei.

O conceito chave da justiça está na igualdade, então se trata sempre de observar o outro. É diferente de ser livre, que se trata apenas de nós mesmos.

Deixe uma resposta