Esportes

O que é Kitesurf?

Kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa ou papagaio como também é conhecida e uma prancha com suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e sobre a água é impulsionada pelo vento conseguindo fazer vários saltos.

Publicidade

A pipa é feita com o mesmo tecido usado em pára-quedas e tem uma estrutura inflável para maior rigidez, e permitir que flutue. Tem um formato de asa em arco.

O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: “Kite”, que significa pipa (papagaio em Portugal) e “Surf”, do verbo inglês “to surf”, que significa “navegar”.

Publicidade

O kitesurf foi inventado por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoix. Eles eram navegadores, surfistas e windsurfistas, desenvolveram uma pipa com câmaras de ar, em 1984. Uma vez infladas, o ar não escaparia delas, o que permitia que fossem erguidas novamente da água toda vez que caíssem.

Os irmãos Legaignoix participaram de uma série de regatas internacionais de velocidade com esquis aquáticos para desenvolver o invento nos anos de 1985 e 1986. Em 1993, as pipas começaram a ser vendidas.

As manobras utilizadas no kitesurf são uma mistura das feitas no surf, no wakeboard e no windsurf. No Brasil, em 2001, no segundo ano do Kiteboard Pro World Tour, o Rio encerrou mais uma vez o circuito e ganhou o status de Campeonato Mundial feminino. Os atletas fundaram a Kiteboard World Association (KWA) e nesse ano também foi criada a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK).

Veja o vídeo abaixo e conheça mais sobre o que é Kitesurf:

Publicidade

Deixe uma resposta