Curiosidades

O que é kundalini?

Força vital represada na Terra, a kundalini energiza os chakras e promove a integração do ser com o universo.

O ser humano é um reflexo do universo. É em si um microcosmo, que pode desenvolver seus potenciais e atingir a iluminação. Para isso, é preciso usar a kundalini, energia cósmica armazenada na Terra, que é captada pelos chakras e harmoniza corpo e mente.

Publicidade

Kundalini, que é um substantivo feminino, vem da palavra sânscrita kundol e significa espiral. É conhecida também como fogo serpentino, pela forma com que se movimenta enquanto reenergiza os chakras, centros vitais da aura humana responsáveis por atividades espirituais e orgânicas.

Esta energia encontra-se em estado latente, adormecido. É preciso que um mestre oriente o discípulo a absorver a kundalini de forma adequada. Existem relatos do uso inadequado desta força, que prejudicaram severamente os chakras, desorganizando corpo e espírito.

Publicidade

A saúde plena é obtida quando corpo e mente em equilíbrio. A sabedoria oriental explica que, quando um chakra fora de sintonia, pode provocar desajustes orgânicos. Por exemplo, quando o chakra genésico (situado à altura dos genitais) está fora de compasso pode causar problemas de impotência e esterilidade, e também embotar a criatividade, porque este chakra está relacionado tanto à geração física como mental.

À medida que a kundalini higieniza e purifica os chakras, vai se elevando em seu movimento sinuoso. O fogo serpentino entra pelo chakra raiz ou básico, percorre o chakra genésico, umbilical, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário, também chamado de lótus de mil pétalas. Daí, com o exercício frequente, o ser se coloca em sintonia com o cosmos. A energia, que percorre primeiramente os chakras relacionados às necessidades básicas – sexo e nutrição – torna-se progressivamente mais puro quando revitaliza o centro das emoções, palavras, pensamentos e integração com a divindade.

No Espiritismo, a kundalini é usada nos passes magnéticos. O médium opera a certa distância do corpo físico do assistido, atuando de acordo com as necessidades físicas e espirituais. Por isso, recomenda-se que quem recebe o passe permaneça alguns instantes em meditação e prece, para que as energias colhidas no tratamento sejam absorvidas pelos chakras e órgãos físicos.

A kundalini yoga é uma série de exercícios (kriyas) com objetivos específicos de harmonização. É praticada com posturas corporais, posturas das mãos, respiração equilibrada e entoação de mantras, enquanto o praticante medita ou simplesmente esvazia a mente. Entre os benefícios da kundalini yoga, estão o maior conhecimento corporal, melhoria do sistema cardiorrespiratório, elasticidade e redução das dores musculares e nas articulações.

Não há base científica para sustentar a existência da kundalini, mas o relaxamento, concentração e meditação trazem muitos benefícios.

Publicidade

Deixe uma resposta