O que é LED?

Por: Ananda Manica

LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode (Diodo emissor de luz). Quando este diodo é energizado ele acaba emitindo luz. A luz emitida pelo LED não é monocromática, portanto a cor que alguns apresentam é formada devido ao tipo do cristal e a impureza com que o próprio componente é fabricado.

O que é LED?

Este componente foi inventado por Nick Holonyac em 1963, possuía uma intensidade luminosa baixa e a sua coloração era vermelha. Somente no final da década de 60 é que iniciaram a fabricação de LED amarelo, e em meados de 1975 o LED verde. Estes citados anteriormente possuem comprimento de onda considerado grande, com cerca de 550nm. Em meados da década de 90 iniciaram a produção de LED com comprimento de onda menor, na cor azul, verde, ciano, cobre, branco e todas as outras cores. A fabricação destas colorações só se deu devido a uma tecnologia denominada Al ln GaP.

O LED é utilizado em luminárias,telas finas de televisão, relógios, celulares e etc. Existem vários motivos para o seu uso, o principal deles é a vida útil que em muitos casos é muito alta, como por exemplo as lâmpadas de LED duram muito mais que as convencionais. Os custos de manutenção também são menores, pois a manutenção por si só é menos freqüente em aparelhos com esse componente. Outra característica é a baixa voltagem, que não chega a causar perigo ao instalador, sendo também muito resistente a impactos.

O Diodo Emissor de Luz também é ecologicamente correto, pois não utiliza qualquer elemento químico que possa poluir o meio ambiente, ele também não emite radiação ultravioleta.

Deixe uma resposta