O que é Lente?

Por: Ananda Manica

Lente nada mais é do que um pequeno disco de vidro, ou de cristal e também de matéria plástica que é utilizado para refranger os raios luminosos. A lenta possui duas faces que são curvas ou uma curva e a outra plana, que é por onde a luz passa.

O que é Lente?

As faces de uma lente possuem um determinado grau e tipo de curvatura, que refrangem os raios luminosos de diversas maneiras. A matéria utilizada na fabricação da lente modifica a velocidade da travessia da luz e também a direção dos raios que a atravessam. As lentes apresentam dois perfis básicos, disso depende o fato dos raios luminosos convergirem ou divergirem.

As lentes dos microscópios, por exemplo, aumenta muito à imagem de objetos pequenos, colocados a determinada distância do seu foco. Já as lentes dos binóculos e dos telescópios, aumentam a imagem de objetos que se encontram a distâncias muito grandes. As lentes das câmeras fotográficas focalizam o objeto, para que a sua imagem se imprima em filme sensível a luz, a imagem impressa no filme pode ser projetada e também aumentada ou diminuída, na dimensão desejada. As lentes dos óculos são capazes de corrigir defeitos da visão, bem como as lentes de contato, que também podem fazer isto.

Existem diversos tipos de lentes, as bicôncavas são aquelas que possuem superfícies esféricas côncavas. As lentes biconvexas são aquelas que possuem superfícies esféricas convexas, enquanto as lentes côncavo-convexas são aquelas que apresentam uma superfície esférica côncava e outra convexa. Há também as convergentes, que fazem convergir os raios luminosos para certo ponto e que possuem dois focos ao invés de um, que são simétricos ao seu centro óptico. As lentes convexo-côncavas apresentam uma superfície esférica convexa e outra côncava, enquanto as lentes de aumento, biconvexas, aumentam a imagem dos objetos. Há ainda mais uma infinidade de lentes com diversas funções e diferentes tamanhos.

Deixe uma resposta