Saúde e Bem Estar

O que é Leucemia?

Leucemia é um câncer no sangue, e esse câncer ocorre quando a medula óssea acaba produzindo células brancas em grande quantidade, e diminui a produção de células vermelhas e de plaquetas. Como há uma produção exagerada de células brancas, elas não conseguem atingir a sua maturidade, e acabam então ficando doentes e prejudicando no cumprimento de suas funções. As células brancas são de grande importância, pois elas protegem o corpo de infecções e doenças, já as vermelhas carregam o oxigênio pelo corpo e as plaquetas auxiliam no processo de controle de sangramentos, evitando assim coágulos.

Publicidade

Quando há poucas células brancas no organismo, o mesmo começa a sofrer alguns problemas. Existem diversos tipos de leucemia, algumas tendem a piorar em longo prazo, enquanto outras se não forem tratadas logo pioram de quadro rapidamente.

Os sintomas podem diferir de acordo com o tipo da leucemia, mas são basicamente os mesmos, como a febre, cansaço, perda de peso, nódulos linfáticos incham, sangramentos devido a falta de plaquetas no sangue, dores de cabeça, vomito e diversos outros sintomas. Como esses sintomas podem ser parecidos com outras doenças, é de extrema importância que se consulte um médico o mais cedo possível para se ter um diagnóstico correto.

Publicidade

As causas da leucemia ainda não são conhecidas, porém há estudos de que ela seja influenciada devido a fatores genéticos e também ambientais. Todos os tipos de câncer resultam de mutações somáticas do DNA, essas mutações podem ocorrer espontaneamente ou devido a radiações, ao contato com substâncias cancerígenas e etc.

O tratamento deve ser realizado de acordo com o tipo de leucemia, podendo ser quimioterapia, transplante de células tronco, terapia biológica, existem vários, que possuem um objetivo apenas, o de destruir as células anormais produzidas e fazer com que a medula óssea consiga produzir células normais novamente.

Publicidade

Deixe uma resposta