Animais

O que é Lhasa Apso ?

O Lhasa Apso é uma raça de cão, pertencente ao grupo 9 (Grupo dos Cães de Companhia) na classificação das raças.

Publicidade

Seu país de origem é o Tibet onde muitos viviam em altitudes elevadas e o clima pode ser rigoroso. Ele tinha que ser um pequeno cão resistente para suportar essas condições, e isso teve uma grande influência sobre seu desenvolvimento. Seu pelo longo e áspero com seu denso subpelo agiam como isolantes durante o inverno, e a queda do pelo sobre os olhos os protegiam do vento, poeira e luminosidade. O Apso é uma das muitas raças do Oriente que vieram para o Ocidente. Os primeiros Apsos chegaram à Grã- Bretanha no início de 1920 e logo estavam sendo exibidos em Londres. Quando eles foram vistos pela primeira vez na Grã-Bretanha foram confundidos com outros cães peludos Orientais e todos foram rotulados de ?Lhasa Terriers?. Mais tarde se estabeleceu uma distinção, especialmente entre os Apsos e os Terriers Tibetanos, que se pensa terem sido os antecessores dos Apsos. Um clube da raça Lhasa Apso foi criado na Grã-Bretanha em 1933.

Quanto a sua aparência geral, possui pelagem abundante, mas sem excessos, reta pesada e áspera, e nunca deverá impedir a movimentação. Nem lanosa, nem sedosa. Subpelo moderado. Podem apresentar as seguintes cores: dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, particolor, preto, branco ou amarronzado. Todas são igualmente aceitáveis.

É alegre, seguro de si, alerta, estável, mas indiferente com estranhos. Dispensa crianças pequenas e brincadeiras agitadas, mas adora estar próximo do dono. Muitos podem achá-lo fisicamente parecido com o Shih Tzu, mas o temperamento único desfaz qualquer dúvida.

Publicidade

Quanto à altura, os machos atingem 25 cm (altura da cernelha) e as fêmeas são ligeiramente menores.

Publicidade

Deixe uma resposta