Ecologia e Meio Ambiente

O que é Licopódio?

O Licopódio é uma planta verde, rasteira e que é bastante comum em lugares úmidos e quentes. Esta planta se ramifica dicotomicamente e pertence ao mesmo grupo das samambaias.

Publicidade

O Licopódio produz esporos em um conjunto de folhas bem pequenas, que são modificadas, o qual tem aspecto de pequena massa, ou clava. Há milhares de anos atrás, esta planta possui parentes que tinham porte de árvores. As folhas delas possuem atualmente folhas pequenas e bem estreitas com nervuras ao centro. Há certas espécies que possuem seus caules eretos e geralmente duram apenas um ano. Já as espécies que possuem seus caules horizontais e subterrâneos podem viver por muito mais tempo.

Economicamente, o licopódio não é muito importante para a vida do ser humano. Há diversos locais, que esta planta é muitíssimo utilizada como decoração em épocas de natal, páscoa e etc. Em épocas remotas, o licopódio contribuiu muito para a formação de depósitos riquíssimos de carvão. Na vidadestas famosas plantas, como também na das samambaias, existem duas gerações que se alterna muito, uma delas produz esporos e é denominada esporófito, enquanto a outra iniciada com a germinação dos esporos e que produz gametas, é chamada de gametófito.

Publicidade

Esta planta é bastante curiosa, pois a mesma não se reproduz por flores e é bastante utilizada para alguns fins medicinais. Mas é importante lembrar que mesmo natural qualquer remédio ou chá deve ser consumido com muita cautela, mesmo tendo apenas propriedades que beneficiam a saúde, qualquer coisa quando consumida em excesso pode trazer malefícios.

O pó desta planta é muito utilizado para simular fogo em teatro, sendo utilizado também para envolver cápsulas farmacêuticas e até como diurético. É utilizada também para artrite, é sedativa, possui propriedade digestiva, auxilia em doenças da pele, melhora a febre, a gastrite e etc.

Publicidade

2 Comentários

Deixe uma resposta