Notícias e Atualidades

O que é Língua Falada e Língua Escrita?

É importante diferenciar a língua falada da língua escrita, e para isso basta saber que antes de surgir a escrita, o homem já se comunicava fazendo uso das palavras, mas sua maioria não era registrada de forma duradoura. Todas as histórias e notícias eram passadas oralmente, de pessoa a pessoa e de uma geração a outra.

Publicidade

Surgindo a escrita, iniciaram-se os registros das comunicações construídas por palavras. Percebendo que é empregada de modos diferentes da língua falada. Portanto, escrever não é apenas passar para o papel aquilo que pronunciamos.

A língua falada é aprendida inicialmente no lar, em contato com as pessoas, televisão, rádio, entre outros. Porém, para aprender a língua escrita de forma correta, deve-se ir à escola para alfabetização.

Publicidade

A fala ocorre em uma situação concreta, pessoas que se comunicam estão observando e ouvindo uma às outras, e pode-se perceber pela expressão do receptor da mensagem a compreensão do que está sendo dito. Os gestos, mudança do tom de voz demonstrando alegria, entusiasmo (dependendo do discurso) e expressões fisionômicas, também enfatizam o significado do que se fala. O que não ocorre na escrita.

A língua escrita tenta expressar-se do mesmo modo que a língua falada, fazendo uso dos sinais de pontuação, mas não se compara com o momento de troca de diálogo. Em uma conversa, o ouvinte pode esclarecer dúvidas instantaneamente.

Não esquecendo os fatores, culturais, regionais, profissionais, entre outros, que diferenciam o uso da língua portuguesa.

“A linguagem na ponta da língua, tão fácil de falar e de entender.” (Trecho do poema Aula de português de Carlos Drummond de Andrade).

Publicidade

Deixe uma resposta