Artes e Cultura

O que é linguagem?

A linguagem é a forma como as pessoas se comunicam entre si através de signos que são utilizados para que se faça entender o que se está sentindo ou necessitando expressar. Essa comunicação de ideias é feita de modo a utilizar signos convencionados, podem ser sonoros, grafados, gestuais e de muitas outras formas.

Publicidade

A linguagem pode ser percebida por diversos sentidos do corpo humano, existe a linguagem visual, a linguagem sonora, a linguagem gestual e muitas outras. Os códigos também são considerados formas de linguagem que combinam os mais diversos elementos visuais.

Os elementos que constituem a linguagem podem ser símbolos, gestos, palavras, sons e sinais. A linguagem é utilizada para representar as ideias e pensamentos. Os significados da linguagem são decodificados pelas pessoas através do conhecimento da mesma língua. Os animais também se comunicam, mas a linguagem verbal pertence apenas ao ser humano.

Publicidade

Os estudiosos acreditam que a linguagem surgiu da necessidade que os primitivos tinham de usar gestos para se expressar de maneira a passar ideias e conceitos para os outros. Com as alterações do aparelho fonador do ser humano ele começou a se comunicar de outras formas incluindo a linguagem dos sons.

Mesmo com a indefinição de quando a linguagem surgiu há o consenso de que a linguagem se estabeleceu quando o cérebro criou novas ferramentas. O hemisfério que controla a linguagem no cérebro é o esquerdo e a área da fala é o lobo temporal. A linguagem se mostra uma forma de se integrar ao todo, seja através de palavras, gestos ou outras linguagens.

Publicidade

Deixe uma resposta