Tecnologia e Internet

O que é Linux?

Linux é um sistema operacional livre, ou seja, não é pago, portanto sua principal função é atender as necessidades pessoais de seus usuários sem a intenção de ganhar dinheiro com ele. Ele possui esse nome devido ao seu criador Linus Torvalds. No seu início o Linux se chamava Unix.

Publicidade

O Linux possui uma licença denominada GLP que permite que qualquer pessoa possa utilizar seus programas sem a necessidade de ter que adquiri-los, qualquer pessoa pode alterar qualquer coisa do Linux, mas não pode fechá-lo impedindo que outros usuários o modifiquem.

O termo Linux está relacionado ao núcleo do sistema operacional, e este sistema é atualmente considerado o mais portátil, podendo ser utilizado em várias plataformas, como mainframes; ARM; relógios de pulso; x86-64 (Intel EM64T, AMD64); x86 (Intel, AMD), ARM, PowerPC, Alpha, SPARC; em sistemas embarcados, como handheld, PVR, consoles de videogames, celulares, televisores e diversos centros multimídia.

Publicidade

Como este sistema operacional é livre sua distribuição é gratuita e sua criação é realizada por diversos grupos e organizações. O símbolo utilizado pelo Linux é um pingüim, escolhido a dedo por Linux Torvalds que certo dia estava passeando em um zoológico e foi surpreendido por uma mordida de pingüim, uma cena um tanto quanto inusitada. Diversos logos foram utilizados pela Linux até escolherem um definitivo, imagens satirizadas do Windows eram as mais pedidas porém o escolhido foi o proposto pelo próximo Linus. Várias pessoas enviaram sugestões, algumas até envolvendo pingüins e o globo terrestre, porém a escolhida foi uma imagem simples de um pinguim sentado.

Publicidade

Deixe uma resposta