Artes e Cultura

O que é literatura?

A literatura é uma forma de arte representada pelas letras, ou seja, a literatura pode ser considerada como uma forma de criar, recriar e se expressar através de textos, também pode ser uma forma de estudar textos artísticos, uma maneira de expressar a eloquência do individuo, bem como o conjunto de obras de uma determinada época ou local.

Publicidade

A origem da palavra literatura está no latim, vem de “litteris” que significa “letras”. No sentido original do latim queria dizer um conjunto de saberes, uma pessoa instruída. Podia ter o significado, também, de que era a arte de bem escrever. O termo literatura pode ser utilizado de uma forma a distinguir os conjuntos de obras, como por exemplo, literatura médica, literatura forense, literatura brasileira, etc.

A literatura também pode ser vista sob o prisma da arte, para o qual ela torna-se uma fonte de expressão do sujeito, no qual ele trasfigura o real, ou seja, trasforma a realidade. A literatura teria a capacidade de sobressair-se ao seu criador intelectual e tornar-se uma pedaço da realidade, mesmo sem sê-lo.

Publicidade

A poesia é considerada a mais antiga forma de literatura. Na poesia a palavra possui um significa que vai além do significado denotativo (real) mas também possui o valor sonoro e de sentido dentro do contexto.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta