Notícias e Atualidades

O que é litosfera?


A litosfera é a camada mais sólida do planeta, possui rochas e solo. No planeta terra chamamos essa confluência de rochas e solo de crosta terrestre. A litosfera faz parte dos três grandes ambientes físicos da terra, está junto com a hidrosfera e a atmosfera. Basicamente podemos definir como um dos suportes da vida.

A litosfera está presente desde o ponto mais alto do planeta até o seu ponto mais profundo. A litosfera é composta de rochas metamórficas, sedimentares e ígneas. Nas partes mais continentais da terra a litosfera é composta rochas graníticas. Essas rochas graníticas são bastante ricas em alumínio e silício. O alumínio e silício compõem a crosta continental que é chamada de sial.

As regiões oceânicas também tem suas características próprias suas rochas são em grande parte basálticas, que por sua vez, também recebe um nome especial crosta oceânica e são compostas pelo silício e magnésio e compõem a sima.

O que é mais legal em relação ao estudo da litosfera é que ela está sempre em mudança, isso por que diversos tipos de ações podem contribuir para essa mudança de características. As ações que mudam a litosfera podem ser causadas por agentes internos ou externos. Os agentes internos como falhas e dobramentos também contribuem para essa mudança.

Para que fique mais claro podemos definir que a litosfera é a camada da terra que fica mais externa, ela é composta pelas rochas e também por níveis de solo diferentes. A litosfera fica localizada sobre a astenosfera.

23 Comentários

Deixe uma resposta