O que é Lombalgia?

Por:

Este problema nas costas pode atingir 90% da população

Lombalgia é uma dor na região lombar que fica perto da bacia. Também chamada de lumbago, dor nas costas, dor nos rins ou dor nos quartos. Não é considerado grave e na maioria dos casos o paciente melhorar rapidamente.

O que é Lombalgia?

Geralmente é causada por má postura, quando a pessoa não cuida ao sentar, deitar, se abaixar no chão ou carregar objetos pesados. Também é causada por inflamação, infecção, hérnia de disco e artrose. Outras causas podem ser fatores genéticos, obesidade, fumo e gravidez.

Existe a lombalgia aguda e a crônica. Quando é aguda é ocasionada por “mau jeito” e acontece depois de um esforço físico. A crônica acontece mais na terceira idades, a dor não é tão forte mas é constante. Ocorre mais nesta idade devido aos discos intervertebrais que diminuem de tamanho e ao envelhecimento que como consequência provoca o esfregamento das vértebras, provocando as dores. Segundo estudos 65% a 90% dos adultos podem ter este problema.

Os sintomas apresentados são dor lombar um pouco acima das nádegas, que vai aumentando aos poucos. A dor pode durar dias desaparecer e voltar depois de algum tempo.
Existe também a lombalgia ocupacional que causada pelo trabalho. É considerada uma das principais causas de incapacidade laborativa e também de invalidez. Ocorrem pois o funcionário passa muitas horas na mesma posição e na maioria das vezes tem má postura. Também pode ser provocada por movimentos repetitivos e levantamento de peso. Nestes casos é indicado mudar a posição no trabalho, as vezes sentado e outra em pé.

O diagnóstico é realizado através de raio-x, tomografia e ressonância magnética. Para o tratamento é indicado repouso, que não pode ser por tempo prolongado no máximo 2 horas e de preferência de costas com uma almofada debaixo dos joelhos ou de lado com uma almofada entre as pernas. Também bolsa de água quente ou de gelo podem amenizar a dor. Fazer caminhadas curtas também são uma boa dica.

É indicado o uso de anti-inflamatórios como Paracetamol e analgésicos como Dipirona, fisioterapia e acupuntura. Em alguns casos o médico indica injeção com corticosteroides e anestésicos locais que podem aliviar a dor. Em casos mais graves é realizada a cirurgia, porém na maioria das vezes só com medicação e algumas dicas o paciente já melhora.

O ideal é evitar que a lombalgia apareça, então deve-se ter uma boa postura ao caminhar e sentar, fazer caminhadas, nadar ou andar de bicicleta, usar sapatos baixos e com suporte, manter o peso equilibrado e não levantar objetos pesados.

Deixe uma resposta