Esportes

O que é Luge?

Luge é um esporte olímpico praticado no inverno onde é usado um trenó. A palavra luge vem do francês e significa trenó rápido.

Este esporte já existia a muitos séculos atrás na Noruega, mas como esporte organizado e com regras só surgiu no século XIX. Em 1883 sete países participaram de uma competição de lunge na Suíça.

Publicidade

O trenó antigamente era feito de madeira, atualmente é de metal e possui patins na base. O piloto fica deitado com a barriga e a cabeça para trás. Não existe freio então a pessoa controla a direção com um comando que se encontra na frente do trenó. Pode ser realizado individual ou em dupla, por homens e mulheres.

Quando é praticado de forma individual são realizadas duas descidas e quem tiver o tempo menor vence. A velocidade varia de 120 a 140km/h.

Publicidade

Em 1955 ocorreu uma competição em Oslo na Noruega. Como esporte olímpico começou em 1964 na Áustria. Os países que praticam este esporte são Alemanha, Áustria, Itália e Rússia, sendo cada vez menor o número de participantes em função do custo e da estrutura necessária para praticar esta modalidade.

Este esporte também ficou conhecido por causa de uma tragédia que aconteceu com um atleta da Geórgia que tinha 21 anos, ele morreu nas Olimpíadas de Vancouver. Por este motivo é considerado o esporte mais perigoso das Olimpíadas.

O atleta usa equipamentos para se proteger como capacete, luvas, bota especial, ombreira e cotoveleira. A pista é feita no gelo e tem 1.500 metros e para construção é necessário um investimento de R$ 100 milhões de reais e o tempo para descida é de um minuto. Nesta prova existe uma parte que é em curvas em forma de ?S? mas também tem retas.

No verão os atletas do luge treinam para fortalecer os músculos, pois precisam de muita força, então eles praticam natação, musculação e ginástica. No inverno eles treinam descidas todos os dias.

Publicidade

Deixe uma resposta