Curiosidades

O que é Luminescência?

A luminescência nada mais é do que uma emissão de luz, que ocorre por alguns materiais. É também conhecida como luz fria, devido a sua emissão ocorrer em temperatura ambiente, diferente da luz incandescente, que é emitida por certos materiais com temperatura mais elevada.

Publicidade

Existem diversos tipos de luminescência, uma dela é eletroluminescência e para que ocorra a eletroluminescência é necessário que seja emitido à luz fria por um material, onde os átomos do mesmo sejam excitados pelos elétrons. Há também a catodoluminescência, onde a mesma é produzida por elétrons que foram acelerados, contra uma superfície onde os átomos emitem luz por estarem excitados. A primeira vez que esta luminescência foi utilizada, foi em 1897, na invenção do osciloscópio, onde foi que houve a evolução dos tubos de raios catódicos das televisões.

Existe também, a radioluminescência, que foi descoberta por um famoso francês, quando o mesmo excitou certos materiais com caráter luminescente com a luz do dia e colocou esses mesmos materiais sobre uma chapa fotográfica que esta envolta em papel preto. Outro exemplo de luminescência é a bioluminescência. A bioluminescência nada mais é do que a luz emitida por pirilampos e taturanas, ou seja, por organismos vivos. Este fenômeno é bastante antigo e existem diversos seres vivos como algumas bactérias e também alguns fungos, que emitem certa luminescência, esses seres vivos são capazes de controlar a emissão, diferente dos vegetais. A termoluminescência é quando ocorre emissão de luz, devido a algum tipo de aquecimento, como por exemplo, a fluorita. A Triboluminescência é quando ocorre algo, como uma fricção ou qualquer outro ato que desencadeie a emissão de luz. Existe uma grande quantidade de luminescência, que se diferem de acordo como emitem a luz. A quimiluminescência, por exemplo, ocorre quando há a emissão de luz devido a alguma reação química.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta

Copyright © 2015. O que é? . Todos os direitos reservados.