Curiosidades

O que é Luneta?

Este equipamento auxilia os pesquisadores a observar os astros e a existência de outros planetas.

Luneta é um instrumento que tem a função de aproximar e observar grandes distâncias e possui duas lentes uma objetiva e a outra ocular. A objetiva utiliza metros e a ocular é da ordem dos centímetros. Também é chamado de telescópio que é uma palavra de origem grega e significa “Tele” Longe e Scopio Observar.

Publicidade

No século XVI, cientistas observavam a olho nu e seus equipamentos não eram muito eficientes. A luneta foi criada no século XVII por Hans Lippershey e no início foi chamada de refrator. Em 1609, Galileu Galilei fez uma luneta para observar o céu, então foi chamada de luneta astronômica. Galileu descobriu a Via Láctea e que era constituída de milhares de estrelas. Elas juntas e eram numerosas provocavam um aspecto leitoso, por este motivo surguiu seu nome. Apenas as estrelas mais brilhantes podiam ser vistas individualmente a olho nu.

Galileo também descobriu que na Lua tinha montanhas, vales e crateras e o Sol possuia manchas. Outra descoberta foi que os planetas giravam em torno do Sol.
Em 1680, Isaac Newto criou o telescópio refletor e para captar a luz usou espelho de metal no lugar da lente. O espelho côncavo reflete uma imagem real, funcionando como lupa.

Publicidade

O surgimento da luneta revolucionou a astronomia e muitas pessoas começaram a ver a beleza do céu.

Para observar os astros utiliza-se a luneta astronômica oe para observar a superfície terrestre a luneta terrestre.

Atualmente existem equipamentos sofisticados para verificar o tamanho do universo, conhecer seu funcionamento e saber se existem outros planetas. Alguns telescópios espaciais detectam as ondas ultravioleta e infravermelhas.

O mais importante telescópio foi o Espacial Hubble. Ele foi lançado em 1990, custou 2 bilhões de dólares e tem alcance de 14 bilhões de anos-luz. O seu objetivo é estudar a idade do Universo que provavelmente esteja em torno de 13 bilhões.

Publicidade

Deixe uma resposta