O que é magnetismo?

Por: hiper

O magnetismo é parte da física dedicada a estudar os materiais magnéticos, em outras palavras estuda os materiais capazes de atrair ou repelir outros materiais eletricamente carregados. O primeiro a estudar o magnetismo foi Tales de Mileto, isso aconteceu em uma de suas viagens para a Ásia. Foi durante a observação de que pedrinhas podiam ser atraídas pela ponta de fero de um cajado.

O grande interesse começou mesmo a partir do século XIII, então as bússolas começaram a ser usadas. Algumas explicações começaram a ser dadas antes deste século, mas, sem muito foco. Porém, atualmente o magnetismo não é usado sozinho, isso por que não tem muito sentido estudar somente este pedaço.

Podemos ver o magnetismo em nossa vida, este pedaço da física está ligado ao movimento dos elétrons nos átomos, as cargas em movimento gera um campo magnético. A forma como os elétrons estão organizados nos átomos constituintes dos diversos materiais explica este movimento magnético.

Para se saber qual a potencia magnética de um determinado elemento deve-se testa-lo num campo magnético. Assim podemos determinar o quão magnético é cada carga. Estudar o magnetismo pode ser muito interessante, por isso se tem interesse em física aproveite uma temática tão legal.

2 Comentários

  1. Dayane Ketlin Boita
    10 de novembro de 2012

    Foi muito bem abordado tema magnetismo e consegui esclarecer muitas das minhas duvidas sobre esta tema.

    Obrigado

  2. ketlhyn rayane
    3 de dezembro de 2012

    olha eu achei muito interessante ate de mais
    e legal ver tudo issso.

Deixe uma resposta