Saúde e Bem Estar

O que é malária?

A malária é uma doença infecciosa e febril, causada pelo parasito Plasmodium. A transmissão acontece por meio da picada mosquito do gênero Anopheles, um mosquito parecido com o pernilongo que pica as pessoas. Também por transfusão de sangue contaminado, através da placenta para o feto e por meio de seringas infectadas.

Publicidade

Esta doença se não for tratada logo pode se tornar muito grave. Os sintomas são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. Também podem apresentar tontura, náuseas e vômitos. As gestantes, as crianças e as pessoas infectadas pela primeira vez estão podem ter consequências graves como a morte.

Acontece mais nos países de clima tropical e subtropical. A Amazônia Legal é a região do Brasil onde ocorrem 98% dos casos, incluindo o Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Publicidade

É uma das doenças que mais causam problemas sociais e econômicos no mundo e só superada pela Aids. É considerada problema de saúde pública em 90 países. Só no Brasil são registrados 500 mil casos por ano mas as mortes são baixas chegando a 0,1%.

Os principais plasmódios que infectam o homem são: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale.

O período de incubação pode variar de 7 a 28 dias. O diagnóstico é realizado através de um exame que funciona tirando uma gota de sangue do doente e feita a análise. O tratamento é indicado por via oral.

A melhor forma de evitar a malária é a prevenção, por isso é indicado usar repelente no corpo todo, camisa de mangas compridas e mosquiteiro nos locais de risco. Quando for viajar para regiões onde a existe transmissão é necessário tomar o medicamento específico. Sempre procurar ajuda médica e nunca se automedicar.

Publicidade

Deixe uma resposta