O que é mamífero?

Por: Thalita Lopes

Sabe-se que nós, os humanos, somos mamíferos. Sabe-se que os cachorros, gatos e cangurus também o são. Mas você sabe quais são as principais características dos mamíferos? Confira curiosidades e muito mais no post abaixo!

O que é mamífero?

A Origem

Descendentes diretos dos sinapsídeos (grupo considerado ancestral dos mamíferos), os primeiros mamaliformes apareceram no período Triássico, e durante toda a era Mesozóica foram considerados mamíferos primitivos por sua baixa quantidade de ossos. Viveram como carnívoros ativos diminutos cerca de 225 M.a. atrás. Fazem parte do grupo dos mamíferos os roedores, baleias, cavalos, seres humanos, toupeiras, etc. Todos eles (salvo pouquíssimas exceções) têm o corpo coberto de pelugem, com temperatura corporal constante (não possuem “sangue frio”).

Como identificá-los?

Podemos dizer que um animal é mamífero quando ele possui glândulas mamárias ou quando ele é amamentado/amamentador, quando possui unhas, garras, chifres ou qualquer tipo de derivações intergumantárias específicas, apresentam cintura toráxica simples, orgão vocal na laringe, entre tantos outros. Também possuem dentes molares, viviparidade obrigatória (quando o ser é formado na placenta, dentro do corpo da mãe ou da fêmea), cérebro um pouco maior do que os outros animais. Entre suas características mais fortes está o fato de que os mamíferos possuem também a determinação sexual a partir dos cromossomos (sistema xy), sendo o cromossomo X feminino, e o Y masculino. A região ímpar Y faz o ser desenvolver testículos, tendência a voz grave e pêlos nas orelhas. A região ímpar X faz o ser ter presença corporal de pêlos menor, bem como voz aguda.

Curiosidades

O que é mamífero?

A família dos mamíferos possui diversas características peculiares, entre elas, a de brincar. Sim, nós mamíferos podemos nos “divertir” com outros animais e interagir de forma recreativa com objetos, e isso é uma característica que apenas os mamaliformes entre si possuem. Outra característica muito curiosa da classe mamífera é a presença das hierarquias (o mais velho, o adulto, o mais moço) desde o nascimento até a vida adulta da classe mammalia, apesar de não ser exclusividade nossa. Muitas das características normalmente associadas à classe mammalia, porém há animais que possuem mais características em comum conosco do que se imagina: as aves. Entre elas está a visível alta capacidade de adaptação a diferentes climas e ambientes, bem como a capacidade sensorial, os primeiros cuidados que costumam ter com seus filhotes (assim como os mamíferos), o desenvolvimento de uma vida social e convivência em bando, e até as taxas metabólicas em seu organismo!

Deixe uma resposta