Ciência e Matemática

O que é Maresia?

A palavra maresia é bastante utilizada na mídia e em diversos tipos de textos, mas para algumas pessoas pode não ficar muito claro o que é maresia. A maresia é um tipo de névoa que é fina e salgada e fica sobre as cidades litorâneas e pode destruir cadeias de praias e também objetos como carros.

Publicidade

Basicamente se trata de um processo de corrosão que acontece devido a sais que estão impregnados por micropartículas de agua do mar. O movimento das ondas ajuda a colocar essa maresia no ar e a presença dessas gotículas acaba por acelerar a formação de ferrugem. Além disso, também aumentam a condutividade de carga elétrica.

Este processo acontece por que os átomos de ferrugem se unem ao oxigênio e isso gera uma reação química que se chama oxidação. Este processo de oxidação causado pela maresia busca abrir caminho para que os átomos de ferro se liguem ao oxigênio.

Publicidade

Quando o processo de oxidação se dá com agua normal acontece a mesma coisa, mas muito mais devagar. Se a oxidação acontece com agua do mar isso se torna potencializado por que os sais ajudam a catalisar a reação. E para quem mora em cidades litorâneas ou então tem casa na praia tem que cuidar também dos seus imóveis por que a maresia causa mofo. Uma boa dica é usar tintas que tenham uma formula especial para evitar esse problema.

Quando visitar o mar de novo repare os estragos que a maresia pode fazer em tudo o que está sua volta.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta