Curiosidades

O que é marketing social?

Várias empresas utilizam o marketing social como a Rede Globo e o Mc Donald’s

Marketing social é uma modalidade mercadológica que tem como objetivo amenizar ou eliminar os problemas sociais relacionados a higiene, saúde pública, trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

Publicidade

Antigamente quem cuidava da área social eram as senhoras da sociedade que realizavam obras sociais.

O Marketing Social surgiu em 1971 nos Estados Unidos e quem usou este termo pela primeira vez foi Kotler e Zaltman que na época pesquisavam sobre o assunto. Então este tipo de marketing começou a ser relacionado com pesquisa de consumidores, desenvolvimento de produtos e comunicação direta.

Publicidade

Atualmente o Marketing Social está relacionado com o planejamento de mercado, estratégias e técnicas inovadoras para o bem estar do indivíduo e da sociedade.
As pessoas desejam mudanças sociais na economia, na sua vida e em suas crenças e valores. O mercado está cada vez mais competitivo, os produtos novos são cada vez mais copiados. Desta forma as empresas estudam maneiras de atrair seus clientes.

A empresa precisa descobrir quais são os valores da marca e os valores do consumidor de seus produtos ou serviços. Então este segmento exerce a responsabilidade social.

O marketing social traz resultados positivos para a empresa, gerando equilíbrio com as necessidades do mercado, governo e sociedade. Também desempenha boas ações mercadológicas e sociais respeitando o consumidor.

Um exemplo de empresa que usa o marketing social é a Rede Globo. Ela sempre apresenta em seus temas educação, saúde e cidadania nas campanhas e mensagens veiculadas e nos seus projetos. Um exemplo de um projeto desenvolvido pela emissora é o Criança Esperança que auxilia as crianças e dos adolescentes em situação de risco.

Outra empresa que utiliza o marketing social é a Companhia Vale do Rio Doce que se preocupa com o bem estar da comunidade. Desenvolve programas sociais como rodovias, infra-estrutura urbana, desenvolvimento econômico, assistência social, cultura, educação entre outros.

Mais um exemplo é o McDia Feliz da empresa McDonald’s onde todo o dinheiro arrecadado num sábado com as vendas do lanche Big Mac é revertido para instituições que tratam de crianças com câncer. Desde o início da companha em 1988 a empresa já ajudou com a mais R$ 130 milhões e atingiu mais de 20 estados brasileiros. Com esta ação foi possível garantir unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia entre outras estruturas.

Outros exemplos são programas para prevenção da saúde e para estimular à leitura, doações para entidades assistenciais e parcerias com entidades filantrópicas.
Resumindo o marketing social não se pratica somente com dinheiro mas está preocupado em usar a consciência e o coração.

Publicidade

Deixe uma resposta