Tecnologia e Internet

O que é marketing?

Saiba o que é marketing, suas estratégia e o conceito dos 4 p’s.

O marketing é a parte da administração que cuida de promover e fixar o preço de produtos e serviços. Este tipo de trabalho geralmente envolve a análise do público alvo a que estes produtos se destinam. O papel do marketing é estudar o processo que leva a determinar se um determinado produto ou serviço irá interessar aos consumidores, se valerá a pena investir nele. O marketing irá estudar estas estratégias de venda e divulgação, tendo como finalidade a satisfação do cliente, desde que gere lucro para a empresa. Os profissionais do marketing irão estudar o mercado e definir as estratégias de divulgação do produto, publicidade, propaganda, venda e pós-venda.

Publicidade

Os 4 p’s do marketing

Os teóricos da administração nomearam os 4 p’s do marketing: produto, preço, praça e promoção.

Produto: o primeiro passo é identificar e desenvolver o produto ou serviço com a qual se quer trabalhar;
Preço: para colocar o produto no mercado é preciso chegar a um preço para ele;
Praça: devemos escolher o público alvo e o local onde iremos trabalhar ele;
Promoção: por fim é preciso escolher as estratégias de marketing a serem utilizadas para promover este produto.

Publicidade

Estratégias de marketing

As estratégias de marketing diferem de acordo com cada caso e irão ser pensadas de acordo com o público que se deseja atingir. Deve sempre ser pensado no produto ou serviço que será introduzido no mercado e principalmente no orçamento que o cliente está disposto a pagar.

Fazendo marketing sem investir muito

Empresas que querem investir pouco em marketing possuem hoje diversas alternativas. A internet e as redes sociais permitem que hoje se possa investir em marketing sem tirar um centavo do bolso. Para isso é possível criar uma página no facebook por exemplo, que possui um grande alcance.

O marketing de baixo custo é possível ainda através de ações como a personalização de canetas, mousepad, camisetas, calendários e outros brindes.

Marketing é diferente de venda

Marketing é pensar sobre o negócio, produto ou serviços sempre voltado às necessidades dos clientes e para a sua satisfação.

Este conceito é bem diferente do conceito de vendas, onde sua principal preocupação é encontrar técnicas que simplesmente levem o cliente a trocar o seu dinheiro por produtos.

No marketing a preocupação está em todo o processo, desde a colocação do produto na prateleira, passando pela propaganda até finalizar em sua venda e até mesmo no pós- venda. A ideia do marketing não é apenas vender o produto, mas sim satisfazer o cliente.

Publicidade

Deixe uma resposta