Curiosidades

O que é marmelo?

O marmelo é uma fruta ácida e por esta razão não é consumido ao natural que nasce de uma árvore chamada marmeleiro com folhas de cor verde escura. Apresenta flores brancas ou rosadas e a fruta é dourada e redonda.

Publicidade

A fruta é utilizada para fazer doces como a marmelada ou geleia, xaropes e licores.

Tem como origem a região da Ásia ocidental e é uma planta de climas temperados. Chegou ao Brasil em 1532 e foi o primeiro produto de exportação paulista. Em 1930, o Brasil foi considerado um dos maiores produtores mundiais da fruta, mas devido à falta de incentivos a produção diminuiu.

Publicidade

Atualmente o marmelo é importado mas apresenta um preço alto e é geralmente adquirido por pessoas de renda elevada.

Os maiores produtores da fruta são: Turquia, China, Marrocos, Argentina, Irã, Peru, Uruguai e Chile. No Brasil, o maior produtor encontra-se em Minas Gerais.
No inverno, as plantas perdem as folhas e no início da primavera começam a brotar novamente.

A fruta apresenta vários benefícios como por exemplo, fortalece o aparelho digestivo, cura cólicas e queimaduras. Também auxilia nos problemas de diarreia e perturbações intestinais, aftas, problemas de gengivas e dores de garganta. Cura as inflamações da traqueia, dos brônquios e da faringe. Na área da beleza é usado para limpeza de pele reduzindo a oleosidade. Um marmelo possui 90 calorias e apresenta pectina, uma fibra que diminui os níveis de colesterol no sangue.

Antigamente era utilizado a vara de marmelo para castigar as crianças que não se comportavam como os pais desejavam.

Existe até uma festa do marmelo que é realizada todos os anos na Cidade Ocidental, no estado de Goiás, sempre junto com a colheita do marmelo. Nesta festa é vendida a marmelada e também é realizada Corrida do Marmelo passando pela zona rural.

Publicidade

Deixe uma resposta