Curiosidades

O que é Mármore?

Mármore é uma rocha muito utilizada como pedra de revestimento e também de adornos. Esta pedra é constituída de calcários que sofreram metamorfose, tais como a calcita e, mais raramente, a dolomita.

Publicidade

O mármore pode apresentar-se com granulação muito fina, tanto que as partículas não podem ser distinguidas a olho nu. Quando puro, esta rocha é de coloração branca, porém pode também ter uma grande variedade de cores, devido a grande quantidade de impurezas existente no mármore. Todas essas impurezas são geradas por metamorfismo que foi submetido o calcário original. Porém, há alguns casos que a coloração decorre de inclusões microscópicas nos grânulos de calcita ou dolomita que formam o próprio mármore.

Em algumas regiões como a Grécia (Pentelikon) e a Itália (Carrara) existem ocorrências de mármores puros, praticamente sem a presença de minerais ou outras inclusões estranhas. O mármore dolomítico puro, semelhante ao de Carrara, também é encontrado no Brasil, no Morro do Puga, Mato Grosso. Mármore da mesma aparência e também da mesma qualidade ocorre ao norte da cidade de Curitiba, no estado do Paraná.

Publicidade

Mármores coloridos e paisagísticos, de todas as granulações conhecidas, são muito abundantes no Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais. Há certos mármores em que a semelhança dos calcários são largamente usados para a fabricação de cimentos e também a fabricação de cal virgem.

Os mármores são rochas extremamente duráveis e resistentes e a sua manutenção é considerada fácil. Pode ser limpo com apenas um pano úmido ou também com uma escova macia contendo detergente ou sabão neutro. Se não houver um cuidado com esta rocha, com o tempo ela pode acabar desgastada ou também pode manchar sendo necessária a sua troca. É bastante utilizada na construção civil, para compor assoalhos, decoração de banheiros, churrasqueiras, balcões, e diversas outras coisas.

Publicidade

Deixe uma resposta