O que é mastologia?

Por:

Mastologia é a especialidade referente as doenças da mama, benignas ou malignas. Mastologista é o médico especialista que faz o diagnóstico e trata estas doenças.

O que é mastologia?

Para um médico ser mastologista não basta somente ter especialização nesta área, é necessário também ter ginecologia ou oncologia cirúrgica. Este profissional orienta qual o melhor tratamento para o câncer de mama, quimio e radioterapia ou se será necessário fazer cirurgia e ter acompanhamento psicológico.

O mastologista faz o diagnóstico através de alguns exames como Mamografia, Ultrassonografia, caso o diagnóstico seja positivo é feito punção de cistos e nódulos, biópsias para verificar se é maligno ou benigno.

Outra especialidade que trabalha em parceria com a mastologia e a fisioterapia que auxilia o paciente que realizou cirurgia. Pacientes que realizam tratamento fisioterápico se recuperam mais rápido e voltam logo para suas atividades, melhorando a auto-estima.

Para prevenir o câncer de mama é muito importante o acompanhamento do médico, a mamografia periódica e o auto exame, com isso as chances de cura são ainda maiores sem ter que retirar a mama. Caso seja necessário a retirada, existe a possibilidade de cirurgia plástica que traz excelentes resultados.

O Câncer de mama pode ocorrer em homens também, mas os casos são bem menores do que nas mulheres, atingindo 1 homem em cada 100 mulheres, por esse motivo não é muito divulgado, porém pode ser tão grave quanto nas mulheres. Quanto mais rápido for diagnosticado o câncer, as chances de cura aumentam.

Em outubro de 2012 em Salvador, Bahia acontecerá o 17º CONGRESSO MUNDIAL DE MASTOLOGIA da SIS ? Sociedade Mundial de Mastologia. Este Congresso presta homenagem ao Prof. Bruno Salvadori, pessoa reconhecida mundialmente em relação a Mastologia.

Deixe uma resposta