Ecologia e Meio Ambiente

O que é mastozoologia?

Mastozoologia é uma profissão que faz parte da zoologia e que estuda os mamíferos. Também chamada de Mamalogia e que também estuda os primatas. Os mamíferos apresentam glândulas mamárias e possuem pelos. Foram descobertas 5.400 espécies de mamíferos até hoje.

Publicidade

O mastozoólogo realiza pesquisas e trabalhos técnicos. As pesquisas são nas áreas da ecologia, comportamento, parasitologia, genética, evolução. Este profissional trabalha em universidades, empresas que cuidam do meio ambientel e em órgãos do governo.

É muito importante o estudo dos mamíferos, pois com este estudo pode-se prevenir doenças infecto-contagiosas humanas, tais como a AIDS e as hantaviroses.

Publicidade

Também é essencial o conhecimento sobre os animais e meio ambiente para evitar que as espécies sejam ameaçadas de extinção.

Os mamíferos são os animais mais estudados em relação ao impacto ambiental e com isso dão considerados essenciais na luta pela qualidade de vida.

Algumas universidade oferecem este curso como é o caso da Universidade Federal do Espíriro Santo onde o aluna estuda a evolução dos mamíferos terrestres, aquáticos e voadores, a história paleontológica destes animais, a biologia reprodutiva, ecologia, comportamento e evolução e espécies ameaçadas de extinção.

Os alunos também tem aulas práticas e conhecem os mamíferos do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão. Visitam as armadilhas para marsupiais e roedores e redes para morcegos e também apreendem como capturar e prepar o mamíferos para coleta de dados.

Santa Catarina é o estado que tem menos estudos sobre a mastozoologia terrestre, porém os conhecimentos sobre os mamíferos marianhos é bem maior.

As pesquisas começaram em 1985 através do professor Alfredo Ximenez. Forram encontrdadas carcaças de golfinhos, baleias, lobos-marinhos e leões-marinhos.

Em 1988 foi inaugurado o Laboratório de Mamíferos Aquáticos que pertence a Universidade Federal de Santa Catarina que tem o objetivo de coletar e estudar as carcaças dos animais encontrados nas praias. A Universidade possui 4 mil peças preservadas e 400 são de mamíferos aquáticos. Muitos alunos utilizam estas espécies em seus trabalhos de conclusão de curso.

Publicidade

Deixe uma resposta