Publicidade
Médico hebiatria é um médico para adolescentes. Em grego quer dizer Heb(e) antepositivo, do grego – hêbé,és -.juventude, adolescência, mocidade, Iatra pospositivo, do grego – iatrós,oû – médico.
Publicidade
A especialidade surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil iniciou em 1974 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A adolescência se refere ao período dos 10 e 20 anos de idade. Em 1998 a Associação Médica Brasileira reconheceu a especialidade, mas ainda não existem muitos cursos oferecidos.
Este médico é importante, pois a adolescência é marcada por muitas mudanças. Além das mudanças físicas, o jovem começa a pensar diferente e precisa enfrentar novos desafios tanto pessoais como profissionais. Como tudo é novo provoca a curiosidade, muitas vezes anda com companhias erradas e caí no mundo das drogas.
Além disso, existem as bebidas de álcool como as cervejas que são vendidas nas festas.
Publicidade
Na primeira consulta com o hebiatra o adolescente é acompanhado por algum familiar que conversa com o médico para conhecer os procedimentos, depois o paciente tem direito de privacidade e pode escolher ficar sozinho. O médico procura deixar o jovem bem a vontade para conversar sobre drogas, sexualidade, corpo, alimentação, exercícios físicos. O profissional acompanha o desenvolvimento do adolescente orientando para o caminho mais adequado, tanto psicológico como físico.
Outro fator importante observado pelos hebiatrias é o sedentarismo que provoca no adolescente glicemia elevada, colesterol e outras complicações.
O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou uma pesquisa que apontou os principais problemas apresentados pelos jovens. Os meninos reclamam da baixa estatura e desenvolvimento dos músculos. As meninas estão preocupadas com o peso e querem orientações para fazer dietas, também querem esclarecer sobre problemas com a menstruação.
Publicidade
Deixe uma resposta