Comidas e Bebidas

O que é Melancia?

Melancia (Citrullus lanatus) é uma fruta refrescante, de origem africana e possui muitos benefícios para a saúde.

A Melancia é uma fruta proveniente da planta, de mesmo, da família Cucurbitaceae, a mesma da abóbora e do melão. É uma planta rasteira, anual, com folhas grandes e flores pequenas, de cor amarela, originária da África.

Publicidade

Foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês, no processo de escravidão e atualmente é cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões, geralmente em áreas secas e de solo arenoso.

A fruta pode ser arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água, cerca de 90%. Possui muitas sementes, pretas, pequenas e achatadas. Em função de sua grande quantidade de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Possui também propriedades digestivas.

Publicidade

Há uma variedade de melancia, conhecida como melancia-japonesa ou katama, que tem polpa amarela.

Sua casca é lisa, lustrosa, de coloração verde escura e clara (listras). Pode pesar em média de 5 a 10 quilos, mas dependendo das condições do solo, pode ultrapassar este peso.

É uma fruta altamente refrescante, ideal para ser consumida nas épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (pelo seu conteúdo de água), além disso, possui também açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas. Fora da geladeira, conserva-se bem durante uma semana, desde que seja guardada em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em plástico ou papel de alumínio, para evitar que absorva o odor de outros alimentos. Se quiser apressar o amadurecimento da fruta, basta embrulhá-la em uma folha de jornal por um ou dois dias.

Possui baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias.

Devido ao fato de conter o aminoácido citrulina, deve ser evitado por pessoas que padeçam de artrite reumatóide ou de uma doença genética chamada citrulinemia. Também pode ocorrer uma série de problemas gástricos e diuréticos, causando a hipertensão aguda, chamada fase de feijão.

O período de safra da melancia ocorre entre os meses de novembro a junho. A produção brasileira foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas de frutos em 1991, concentrada principalmente nos estados de Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. No estado de Goiás, situa-se a capital nacional da melancia, Uruana, onde é realizada a Festa Nacional da Melancia, sempre no mês de setembro.

Publicidade

Deixe uma resposta