O que é Melanina?

Por: Ananda Manica

Melanina é uma proteína que irá conferir a pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos dos mamíferos. Esta proteína é produzida por células denominadas melanócitos.

Há dois tipos de melanina, a eumelanina (predomina a cor castanha ou preta), e a feomelanina (predomina a cor avermelhada ou amarela). Além de produzir melanina ao organismo, os melanoblastos são responsáveis pela proteção da pele contra os raios UV (ultravioletas). Quanto mais melanina as células produzem maior a pigmentação da pele, quando há exposição ao sol existe também um aumento na produção da melanina e assim um maior bronzeamento também.

O que é Melanina?

Existem pessoas e animais que não produzem melanina em seus corpos, são denominadas Albinas e necessitam de cuidados especiais em seu dia a dia devido à falta de pigmentação em seus corpos. Protetor solar é item indispensável para pessoas que possuem falta de pigmentos no corpo, pois como essas pessoas não possuem melanina também não possuem proteção no corpo contra os raios ultravioletas.

Quando a pele é exposta aos raios UV o próprio organismo responde prontamente para se proteger. Os melanócitos iniciam a produção de pigmentos para evitar que a pele seja prejudicada devido a esses raios, porém a exposição excessiva ao sol não irá apenas produzir maior pigmentação e sim irá trazer sérios problemas a saúde, como o câncer de pele. Deve-se cuidar da pele sempre,não apenas quando for passar o dia se expondo ao sol para pegar um bronze, os raios ultravioletas estão presentes todos os dias, até mesmo naqueles onde parece não serem nocivos a saúde.

É importante fazer o uso de protetor e bloqueador solar todos os dias, para evitar problemas de pele a longo prazo e também para manter a aparência saudável, sem manchas e com aspecto envelhecido. Pessoas negras que possuem muita produção de melanina no corpo acreditam que não é necessário se proteger da ação dos raios UV, isto é um engano, apesar da grande quantidade de melanina produzida por seu corpo é importante sim prevenir de problemas de pele.

Deixe uma resposta