Saúde e Bem Estar

O que é Menopausa?

A menopausa é nome dado para a fase em que o corpo da mulher está se preparando para deixar de produzir óvulos, ou seja, o momento em que está sendo encerrada a fertilidade. Nesse período acabaram as menstruações e se iniciará uma nova fase para o corpo.

Publicidade

O período precede a menopausa se chama climatério e costuma acontecer dos 45 aos 60 anos. O que acontece nesse período é que o corpo da mulher deixa de produzir hormônios como progesterona e estrogênio e isso causa diversas sensações para o corpo que podem parecer estranhas num primeiro momento.

Os sintomas mais comuns da menopausa são ondas de calor, insônia, irritabilidade, diminuição da libido, depressão, dor durante a relação sexual, perda de atenção e memória. A principal característica de que a menopausa começou é a perda das menstruações.

Publicidade

Mas, não pense que é algo automático, pois, para algumas mulheres este pode ser um processo que ocorrer aos poucos, ou seja, as menstruações vão se tornando cada vez mais escassas e com menos volume antes de encerrarem por completo. Após o começo da irregularidade das menstruações vêm os demais sintomas já mencionados.

É muito importante que a mulher vá com regularidade ao ginecologista e no período em que a menopausa vai começar é ainda mais imprescindível, pois, é muito importante que haja acompanhamento médico para fazer a reposição hormonal. E para quem convive com mulheres que estão passando por essa fase é recomendável que tenham muita paciência, pois a família é a base para se apoiar neste momento difícil.

Publicidade

Deixe uma resposta