Curiosidades

O que é mensalão?

A mensalidade paga para cada deputado entrou para a história do Brasil como um dos maiores escândalos na política.

Mensalão é um escândalo que ficou famoso no Brasil e no mundo. Ele era baseado na compra de votos de parlamentares e apareceu no primeiro mandato do governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Publicidade

Quem divulgou este escândalo foi o deputado federal Roberto Jefferson em junho de 2005 em uma entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo. Ele era acusado de participar de fraudes em processos de licitações na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Resolveu denunciar o mensalão antes que fosse investigado o caso dos correios.

Em sua denúncia Jefferson contou que deputados do PT recebiam R$ 30 mil para votarem de acordo com a vontade do governo e faziam parte do PL, PP, PMDB e do próprio PTB.

Publicidade

O chefe do esquema era José Dirceu que na época era Ministro da Casa Civil e quem efetuava os pagamentos era Delúbio Soares, tesoureiro do PT. Parte do dinheiro recebido foi utilizado para pagar dívidas do PT e aplicado também em campanhas eleitorais.

Marcos Valério Fernandes de Souza que era dono das agências que tinha contrato de trabalho com o governo recebia o dinheiro de empresas estatais e privadas e em bancos que eram realizados através de empréstimos, estes nunca foram pagos.

Outros membros do PT também foram acusados pelo escândalo como: José Genoino Sílvio Pereira, João Paulo Cunha, Luiz Gushiken, Anderson Adauto e Ministro da Antonio Palocci.

Estas pessoas foram afastados de seus cargos e foi realizada uma CPI e os acusados não conseguiram se defender. O presidente Lula se pronunciou dizendo que não tinha conhecimento do escândalo e com isto conseguiu se reeleger em 2006.

Em agosto de 2007 o STF (Supremo Tribunal Federal) abriu um processo contra os envolvidos no Mensalão.

Dos envolvidos 25 foram condenados por formação de quadrilha, lavagem ou ocultação de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, evasão de divisas e gestão fraudulenta.

Também dois réus receberam o perdão da Justiça Federal pois contribuíram com as investigações.

Foi confirmado que houve lavagem de dinheiro contra a administração pública e também contra o sistema financeiro nacional. Porém os réus Lucio Bolonha Funaro e José Carlos Batista, por estarem ajudado a justiça receberam as penas previstas em lei. Eles forneceram documentos de transações e informações de sua empresa.

Porém depois de anos a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o ex-presidente Lula por participar do mensalão. Segundo a acusação Lula teria ajudado a repassar 7 milhões de reais de uma fornecedora da Portugal Telecom para o PT.

Publicidade

Deixe uma resposta