O que é metabolismo?

Por: Juliana Batista

Teoricamente, o metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorre dentro do nosso corpo para mudar ou produzir moléculas, ajudando-nos a emagrecer ou engordar.

No mundo atual, onde apesar de vivermos em constante stress e nem sempre tendo tempo de ter uma alimentação adequada, o crescimento do interesse de entender sobre o nosso metabolismo vem de encontro com a conscientização de que precisamos de uma vida mais saudável e, principalmente, entender e assimilar os sinais e alertas do nosso corpo. De fato, a idade, sexo, o peso e a tendência a fazer ou não exercícios físicos são fatores que influenciam no desempenho do metabolismo.

O que é metabolismo?

Voltando à base teórica, o metabolismo pode estar em estado anabólico ou catabólico. No anabolismo ocorre a formação de moléculas compostas e no catabolismo o que ocorre é justamente o contrário – a quebra de moléculas compostas. Aplicando isso ao nosso dia-a-dia, podemos dizer que quando uma pessoa faz dieta para perder peso, ela está induzindo o processo de catabolismo.

Sabendo disto e entendendo a complexidade do corpo humano, fica mais fácil aceitar que cada pessoa tem um tipo de metabolismo e que não é correto dizer coisas como “quem é gordo tem o metabolismo mais lento”, pois cada caso é um caso.

Quando falamos de metabolismo associado a dietas, é sempre bom recomendar que qualquer tipo de educação alimentar seja feita em parceria com um médico nutricionista. Isso porque ao emagrecer temos uma diminuição de ingestão energética. Quando o organismo se acostuma com esse estado, o metabolismo costuma diminuir também e entra-se naquele estágio da dieta em que parece que estamos estagnados – esse fenômeno também é conhecido como efeito platô. Nestes casos a aplicação de alguma atividade física na rotina tem a função de acelerar o metabolismo para que se tenha um gasto calórico para o corpo continuar perdendo massa.

Existem várias dicas para manter o metabolismo ativo, tomar limão galego com água. Fazer refeições regradas e de quatro em quatro horas também é super importante, assim como ingerir bastante água durante todo o dia, garantindo a hidratação do organismo. Frutas secas contêm carboidratos que aceleram o metabolismo e devem ser ingeridas na salada, com iogurte ou com aveia. E nada de ficar comendo apenas salada! É necessário lembrar de ingerir algum carboidrato junto com verduras e legumes, além de uma carne magra para garantir todas as proteínas que o organismo necessita para ter um ótimo funcionamento.

Deixe uma resposta