O que é Metalinguagem?

Por: hiper

A metalinguagem é um tipo de linguagem usada para descrever outra linguagem, é o ponto onde a linguagem se transforma num objeto para descrever a si mesma. A metalinguagem pode ser gramatica, mas também pode ter uma conotação mais livre como a empregada na poesia em que os versos falam sobre o ato de escrever versos.

O que é Metalinguagem?

A metalinguagem pode inclusive ser considerada um estilo de escrever, por exemplo, pois existem muitas formas de pratica-la. E mesmo sendo um conceito linguístico tão simples de ser compreendido a metalinguagem possui três variantes. As três formas de se fazer metalinguagem são incorporada, aninhada e ordenada.

A metalinguagem incorporada consiste em explicações contidas na própria linguagem, muitas vezes não há a intenção de se fazer uma metalinguagem, porém, não há como escapar. Um exemplo seria dizer que o cavalo X é marrom, o adjetivo marrom já constitui uma metalinguagem no fato de exemplificar que o animal é marrom.

Já a metalinguagem aninhada é aquela que apresenta níveis acima e abaixo, um bom exemplo é a classificação biológica dos seres vivos. Metalinguagem ordenada é criar uma linguagem para falar de outra linguagem e esse processo de criação de metalinguagem para explicar a linguagem anterior não tem fim.

Um exemplo de metalinguagem na poesia é:

1. Teus poemas, não os date nunca… Um poema
2. Não pertence ao Tempo… Em seu país estranho
3. Se existe hora, é sempre a hora extrema
4. Quando o anjo Azrael nos estende ao sedento
5. Lábio o cálice inextinguível…
6. Um poema é de sempre, Poeta:
7. O que tu fazes hoje é o mesmo poema.
(Mário Quintana).

Um comentário

  1. Felipe
    18 de agosto de 2011

    Vééy Mto daóra gostey mto me ajudo pa carai a fazer um trabalho de LTT ,do meu curso de técnico em segurança do trabalho

Deixe uma resposta