O que é Meteorito?

Por: Ananda Manica

Meteorito é um corpo sólido proveniente do espaço exterior. Os meteoritos são atraídos para a terra devido a gravidade da mesma, acabam penetrando na atmosfera do planeta, incandescendo pelo atrito do ar e provocando fenômenos luminosos devido a compressão e consequentemente aumento de calor, dos gases atmosféricos.

Os meteoritos se apresentam por fusão ou evaporação , sob a forma de uma nuvem de poeira cósmica , ou então atingem o solo em fragmentos mais ou menos volumosos,constituídos de elementos conhecidos.

O que é Meteorito?

Geralmente os meteoritos se consomem antes de alcançar a superfície da terra. Sua proveniência ainda é bastante discutida, alguns crêem que tenham se desprendido do sol, quando se formaram os planetas , e outros, que resultam da desagregação destes. Certas vezes, os meteoritos circulam em bandos por órbitas mais ou menos regulares, encontrando periodicamente a atmosfera da terra e também provocando o que se chama de chuva de estrelas.

Quase todos os meteoritos conhecidos são considerados pequenos, algumas vezes cabem até na palma das mãos. Porém há também grandes meteoritos, pesando milhares de toneladas.

No Brasil, já foi encontrado no Monte Santo, na Bahia, no ano de 1784, um meteorito de cerca de 5.000 kg, que foi chamado de Bendengó, este meteorito foi exposto no Museu Nacional. Na maioria das vezes o metal encontrado nos meteoritos, é o ferro, combinado com o níquel. Cerca de 70 a 3.000 aérolitos chegam a terra em um ano. E o ponto do céu de onde parece despencarem as chamadas chuvas de estrelas é denominado radiante.

Os meteoritos são considerados verdadeiros fósseis do sistema solar, viajantes do espaço e também do tempo, muitos deles revelam alguns mistérios para os estudiosos, mistérios como as condições sob as quais o sol e todos os outros planetas foram se formando com o tempo.

Deixe uma resposta