O que é micose?

Por: Ananda Manica

Micose é uma infecção causada por fungos que pode atingir as unhas, a pele e também os cabelos A micose alimenta-se da gordura ou da queratina existente em nosso corpo e se desenvolvem quanto encontram alta umidade, alto calor e até quanto a pessoa está com a imunidade muito baixa.

O que é micose?

A micose além de causar um mal estar estético pode provocar também a entrada de bactérias no nosso corpo. Para prevenir a micose alguns cuidados importantes devem ser tomados, como: Não entrar em contato com lesões de micose no corpo de outras pessoas ou animais; evitar caminhar de pés descaços em locais úmidos ou locais públicos; evitar deixar o corpo molhado após o banho, procurando sempre secá-lo muito bem e diversos outros cuidados na higiene são de grande importância para evitar a micose.

Nem sempre a micose pode ser percebida a olho nu, sendo muito importante então que se consulte um médico especialista para realizar o diagnóstico. O tratamento nem sempre é rápido e fácil, muitas vezes apenas a aplicação de pomadas no local não basta, sendo necessária também a ingestão de remédios via oral.

Cada infecção pede um tipo específico de tratamento que só deve ser determinado pelo dermatologista, utilizar remédios que foram indicados por pessoas pode ser um perigo, por isso é muito importante sempre fazer uma consulta com um especialista e tomar os devidos cuidados, nunca compartilhar toalhas usadas, alicates de unha também usados e etc. Em muitos casos de micose nas unhas por exemplo, o tempo para remove-la totalmente chega até a doze meses.

Deixe uma resposta