O que é Microscópio?

Por: Ananda Manica

O microscópio é um instrumento de ótica destinado a ampliação e também observação de objetos com tamanhos muito reduzidos. A ampliação das imagens consiste no aumento em grande proporção dos diâmetros aparentes dos objetos que estão sendo observados.

O que é Microscópio?

Existem dois tipos básicos de microscópios, os simples e também os compostos. Os microscópios simples, também são conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, possuem uma lente divergente, ou sistema de lentes que equivale a este tipo. Algumas são montadas em suportes para que o manuseio seja mais simples e a observação melhor, estes suportes podem ser tanto fixos quanto portáteis, como aqueles utilizados nas lentes que são destinadas a leitura.

Os microscópios compostos constam de um sistema ótico formado por dois conjuntos de lentes, esses conjuntos são o da objetiva, que é voltada para o objeto e que forma no interior do aparelho a imagem do mesmo, e a ocular, que permite a pessoa que está observando ver essa mesma imagem. A objetiva é fortemente convergente e possui uma pequena distância focal, já a ocular é considerada menos convergente que a objetiva.

Todos os microscópios fazem uso de uma quantidade muito grande de acessórios, que tornam possível a utilização deste aparelho em serviços muito especiais onde é necessário grande precisão. Entre eles , contam-se: filtros, discos micrométricos, oculares micrométricas, polarizadores, analisadores e diversos outros acessórios.

Utilizados em diversos ramos da ciência, os microscópios eletrônicos podem ser definidos como um aparelho de natureza eletrônica, que possui como finalidade a obtenção de imagens bastante ampliadas de objetos muito pequenos, muitas vezes impossíveis até de se enxergar a olho nu. O primeiro microscópio eletrônico foi conhecido 1940. Esses tipos de microscópios são bastante potentes.

São objetos considerados caros, de grande utilidade na Biologia, Metalurgia, Espectroscopia, Medicina, Geologia e em diversas pesquisas cientificas.

Deixe uma resposta