Ecologia e Meio Ambiente

O que é Migração?


A migração nada mais é do que um deslocamento, que é realizado geralmente, em grandes grupos, onde os mesmos se deslocam de um determinado local para outro. O termo migração não está se referindo apenas a longas viagens sazonais realizadas apenas por aves, diversos outros animais também realizam a migração.

A maioria dos animais jovens acaba por se separar de seus pais logo que podem sobreviver sem maiores problemas, sozinhos. Aos poucos a área me que esses animais podem ser encontrados, vai se alargando. Este tipo de migração denomina-se migração normal, trata-se de uma migração mais lenta, que ocorre de forma progressiva em curtos deslocamentos e pode demorar até alguns anos para terminar.

Há alguns animais pequenos, que são levados muitas vezes para diversas regiões, muito distantes das quais eles estão, devido à ação de ventos, enchentes e outras catástrofes tanto naturais quanto devido à ação humana. Este tipo de migração é chamado de migração acidental, onde não há uma intenção de mudar de ambiente, sendo que isto ocorre devido a fatores externos.

Há também a imigração por intermédio do homem, que ocorre devido a contribuição do ser humano na migração de animais, esta migração pode ser realizada tanto de forma intencional quanto por acaso. Animais como pássaros, tartarugas, cães e diversos outros, foram transportados a distâncias enormes por povoados que emigravam para servir de companhia ou até mesmo para servirem de alimentação aos homens. Há também pessoas que fazem a migração clandestina, ou seja, levam animais que possuem um alto valor econômico para determinados lugares onde os mesmos serão vendidos de forma ilegal.

Existem diversos animais que migram de acordo com cada estação do ano, como os peixes, as aves e diversos outros animais, que estão a procura de melhores condições de sobrevivência e de hábitat.

Deixe uma resposta