Curiosidades

O que é Miragem?

Miragem se refere a diversos tipos de ilusão de ótica que são causados devido aos fenômenos atmosféricos. Esses fenômenos, por exemplo, fazem com que o observador veja lagos ou depósitos de água que na realidade não existem, assim como imagens invertidas de objetos distantes, que vão desaparecendo à medida que o próprio observador vai se aproximando do local que parece ocupar.

Publicidade

Muitas dessas ilusões óticas são produzidas em planícies amplas e arenosas cuja superfície foi aquecida pelos raios solares. O ar em contato com a superfície em questão é menos denso que o da camada imediatamente superior, de temperatura menos elevada. Nessas condições citadas, os bordos inferiores das ondas de luz que provem do objeto distante, nele não perdem tanto a velocidade como nas porções superiores. Em conseqüência, as ondas de luz refletem-se para cima, dando a impressão de provirem de um ponto mais baixo que o de sua verdade origem.

Certas vezes a miragem faz surgir os objetos invertidos, como se eles fossem refletidos em um espelho horizontal ao nível da areia.

Publicidade

Um outro tipo de miragem é o que se observa quando o sol está perto do horizonte, onde os rádios de luz que chegam ao observador dobram-se para baixo ao passar por várias camadas de ar de densidade cada vez maior. Assim o sol torna-se visível depois de se haver ocultado no horizonte, em uma distancia mais ou menos igual ao seu diâmetro aparente. Esta ilusão costuma ocorrer justamente antes do pôr do sol, fazendo com que ele seja visto de forma oval ou achatada, ao invés de circular, pois a luz procedente da metade inferior sobra-se mais do que a que se origina da metade superior.

As miragens do mar, onde barcos e massa de gelo refletem sobre o nível do oceano são causadas pela inflexão das ondas de luz.

Publicidade

Deixe uma resposta