O que é mirtilo?

Por:

Mirtilo é uma fruta que tem origem nos Estados Unidos e Canadá. Em inglês é blueberry e em espanhol arándano. Seu nome científico é Vaccinium asbey Read e pertence a família Ericaceae. É conhecida como a fruta da longevidade pois possui antioxidantes, elevado nível de polifenóis que oferece proteção para as paredes das células.

O que é mirtilo?

O mirtilo previne doenças degenerativas, ajuda nas diarréias graves. Auxilia no alívio de inflamações na boca e catarros e reforça a visão noturna, evita o glaucoma por apresentar várias vitaminas, sais minerais, açúcares e ácidos. Também reduz o colesterol ruim. Pode ser feito geleias, sucos, polpas, licores e iogurtes.

Começo a ser cultivado no Brasil em 1983 e quem trouxe a fruto ao país foi um pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Alverides Machado dos Santos, em Pelotas no Rio Grande do Sul (RS). Outros produtores começaram a cultivar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Em 1990 a empresa Italbraz Agroindustrial deVacaria (RS) começou a cultivar mirtilos da espécie (Vaccinium corymbosum), que produziam frutas maiores.

Depois com o tempo foi a vez Campos do Jordão em São Paulo e Barbacena em Minas Gerais.

Em 2001 começou a ser cultivado no Sítio Canto do Sabiá, em Caxias do Sul (RS) e com isso cresceu a cultura de mirtilo.

A árvore do mirtilo tem de 1,5 a 3 metros de altura. Os frutos possuem cor azul arroxeada, tem polpa doce-ácido e várias sementes. A colheita é realizada entre novembro e abril. Eles crescem em cachos e o tamanho é parecido com uma pequena ervilha.

As espécies Delite e Powder Blue são mais fácies de ser cultivadas. O Brasil encontra algumas dificuldades como pouca tecnologias e desconhecimento de produtores para cultivo, pois há poucas pesquisas em relação a fruta.

Deixe uma resposta