O que é mito?

Por: hiper

A palavra mito vem do grego antigo μυθος, translit. “mithós”, pode ser interpretada como uma narrativa que é feita através de símbolos, normalmente relcionada a algumas culturas. O objetivo dos mitos é tentar explicar elementos da nossa realidade de uma forma alegórica, ou seja, por meio de metáforas e representações como deuses, semi-deuses e heróis. É uma forma de tentar explicar fatos que não sabemos por que ocorrem ou por que começaram.

O que é mito?

Podemos facilmente associar ao contexto mítico o rito, pois, este pode trazer o mito para a realidade. Os ritos podem ser representados por cerimônias, orações, sacrifícios e até mesmo danças.

Apesar de seu imenso valor para o povo da Grécia antiga a expressão mito, atualmente, é utilizada de forma pejorativa, indica algo sem fundamento, que pode ser considerado loucura ou mentira. O mito, de forma pejorativa, refere-se a algo fora da esfera da realidade, que não é palpável. O que é mais curioso, a cerca de mitos, é que eles podem ser resultantes de acontecimentos históricos reais, mas, que adquirem uma carga simbólica para a cultura a que pertence. Um conjunto de mitos dá origem a mitologia, como por exemplo, a mitologia grega, romana e nórdica.

Deixe uma resposta