Comportamento

O que é Mitomania?

Muitas pessoas não sabem, mas mentir pode ser sim uma doença muito difícil de controlar. Pelo menos é assim para aqueles que sofrem de mitomania. Como o nome já dá a entender é uma necessidade de mentir ou simplesmente faltar com a verdade.

Publicidade

Mas, não fique pensando que essas pessoas mentem por que gostam, pois, a doença Mitomania na verdade se trata de um tipo de desequilíbrio psicológico que faz a pessoa doente fazer diversas afirmações falsas, mas que para ele são a realidade. A doença foi diagnosticada pela primeira vez pelo médico Ernest Dupré há apenas um século e ainda é visto como um distúrbio sobre o qual pouco se sabe.

Você deve estar confuso para separa o joio do trigo, ou seja, quem é mentiroso e quem sobre de mitomania. É muito simples encontrar essa diferença, pois, para as pessoas que não tem o distúrbio e mentem a mentira representa um meio de se chegar a um objetivo e para quem tem a doença na verdade se trata de um fim em si mesmo. A mentira não é contada para obtenção de vantagens e sim de uma maneira inconsciente.

Publicidade

Em alguns casos o mitômano em alguns casos sabe que está mentindo, porém, quando percebe que as pessoas ao seu redor acreditam em suas histórias pode começar a sentir prazer em mentir e por isso mesmo suas histórias vão sempre aumentando a um nível perigoso de mentira.

O mais difícil em se lidar com um mitômano é identificar quem sofre deste distúrbio e quem não, pois, não é possível viver vendo mitômanos em todos os rostos conhecidos. Preste bastante atenção aos exageros nas histórias isso pode ser um bom sinal para identificar um viciado em contar mentiras.

Publicidade

Deixe uma resposta