Comportamento

O que é Mnemônica?

As técnicas são ótimas ferramentas para ajudar a fugir do esquecimento.

Mnemônico é um conjunto de técnicas que auxiliam na memorização. Fazem parte deste conjunto esquemas, gráficos, símbolos, palavras ou frases. Desta forma o conteúdo é assimilado com mais facilidade.

Publicidade

Um exemplos de mnemônicos pode ser nomes dos planetas como memorizar a frase “Meu Velho Tio Me Jurou Ser Um Netuniano” para decorar os nomes de Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. Outro exemplo em biologia para lembrar das fases da divisão celular “Prometa Ana Telefonar” (Prófase, metáfase, anáfase e telófase).

As técnicas são ótimas ferramentas para ajudar a fugir do esquecimento.

Publicidade

Outra forma de memorização quando alguém está apreendedo os possessivos em inglês como ele (dele = his) ou ela (dela = her) deve-se lembrar de mulher então não tem como esquecer.

Alguns professores usam poesias e até músicas para que seus alunos possam aprender e assimilar a matéria com mais facilidade.

A Psicologia de Gestalt tem influencia nos estudos mnemônicos. Está prática já existia na Antiguidade e Idade Média. Depois com os registros nos livros acabou o interesse nos estudos em relação a memória. Atualmente o interesse voltou.

Estudos realizados encontraram dois tipos de proteína de nome creb que se encontram dentro dos neurônios e que são células nervosas. Os dois tipos de creb um estimulante e outro inibidor da memória facilitam a capacidade de lembrar. Também foi constatado que um creb tem função imediata que ocorre quando o cérebro assimila a informação, e outro mais lento, quando o cérebro passa a pensar um mais tentando ligar uma informação na outra.

Fatores como ansiedade, estresse e depressão podem causar amnésia. Muitas pessoas sofrem destes problemas e tem problemas de memória. As vezes pode acontecer das lembranças estarem embaralhadas. Isto acontece porque a célula nervosa produz muitas memórias diferentes. Neste caso a pessoa precisa estudar mais ou tentar organizar as idéias em sua cabeça.

Nosso cérebro memoriza as informações de forma temporária. Segundo estudos constatou-se que o ser humano esquece em 24 horas 50% do que aprendeu.

Uma dica para guardar informações seria para cada hora de leitura, deve ser realizada 10 minutos de revisão. Só que esta revisão deve ser feita em até 24 horas após a leitura para que não seja esquecida. Então mais vale fazer esta revisão do que deixar para o dia da prova por exemplo, pois como passou muito tempo a revisão vai requerer mais tempo ainda.

É mais fácil e rápido assimilar um símbolo do que um texto, um exemplo disso é quando estamos no trânsito e vemos uma placa de lombada, logo entendemos o que vem a frente. Se estivesse escrito a palavra lombada demoraria mais para captar a mensagem.

Pode ser usado qualquer método artificial que ajude a fixar o que aprendemos ao contrário da decoreba. Pode ser uma brincadeira ou uma música, o objetivo é recordar e fortalecer e memória.

Publicidade

Deixe uma resposta