Curiosidades

O que é mommyrexia?

Mommyrexia é uma palavra criada nos Estados Unidos e que significa anorexia da mamãe. É a preocupação exagerada em não ganhar muito peso durante a gravidez. Este assunto muito polêmico antes foi estudado com o nome de “pregorexia”.

Publicidade

Mulheres famosas são exemplo desse problema, elas voltam à forma logo depois do parto ou ganham pouco peso e isto deixa as outras mulheres ansiosas para conseguir o mesmo. Outro fator que pode provocar esta obsessão pela boa forma é quando a mãe não está bem com o marido.

Só que esta preocupação neste período da vida é muito perigoso para a mãe e para o bebê . Pode levar a desnutrição, morte uterina, aborto e trazer problemas para o desenvolvimento do bebê. A mãe pode ficar anêmica e com complicações na hora do parto.

Publicidade

A mulher precisa ter consciência que na gestação há ganho de peso, pois além do bebê, também há uma retenção de líquidos. Então uma alimentação equilibrada, muitas vezes com o acompanhamento da nutricionista trazem bons resultados.

Como a amamentação aumenta o apetite a mãe precisa se alimentar mais, mas sempre rica em nutrientes. O mínimo de peso ideal é entre 11 e 16 Kg, mas pode variar de pessoa para pessoa. A gravidez deve ser algo prazeroso e que não atrapalhe o profissional e pessoal e muito menos o físico da mulher.

Durante a gravidez é recomendado fazer caminhadas, hidroginástica e ioga, estes exercícios não prejudicam a gravidez e trazem bem estar.

O cansaço pode forçar parto antes da hora, então é importante não ser sedentária nesta faze da vida, mas sempre com a orientação do médico. A amamentação também ajuda a mulher perder peso e voltar ao normal.

Publicidade

Deixe uma resposta