Artes e Cultura

O que é monge?

Descubra o que é um monge e como é sua vida.

Monge é a pessoa que adota o monasticismo, do grego “monachos” que significa homem solitário, na qual se abdica das práticas mundanas para adotar uma vida religiosa. Segundo o conceito do ascetismo, um monge é aquela pessoa que está separada de todos e unido a todos. Isso porque a grande maioria dos monges precisa ficar isolada da sociedade durante algum tempo. Um monge está presente nas mais diferentes religiões, entre as quais: budismo, anglicanismo, lamaísmo, taoísmo e cristianismo.

Publicidade

Onde vive um monge

O local de habitação de um monge pode variar em cada caso. Muitos deles decidem se isolar da sociedade, mantendo uma estreita relação com Deus, abdicando de tudo, usando todo seu tempo em oração. Nesse caso, são considerados monges eremitas. Outros optam por ficar em meio à sociedade para levar à comunidade os preceitos de Deus e o que Ele espera de seu povo. Mesmo nesse segundo caso, há períodos em que eles optam por se isolar, isolamento esse que serve para crescimento pessoal e religioso.

Como ser um monge

Aquele que deseja ser um monge, precisa ingressar em um mosteiro. É lá que os moradores locais irão aceitar ou não a pessoa como base experimental, para testar se ele realmente possui esse chamado divino. Uma vez aceito ele será considerado novato durante um período que pode variar. Ao final deste período, o aluno deverá fazer seus votos e optar em definitivo por ser monge.

Publicidade

A opção por ser monge deve ser de uma certeza tão grande que não permita voltas, já que deve ser uma opção de vida permanente. Ele deverá fazer votos de pobreza, obediência, trabalho e castidade, portanto, é uma vida que exige sacrifício em prol religioso. Essa certeza é tamanha que durante o período experimental, o aluno tem várias oportunidades de sair do mosteiro, antes que faça seu voto em definitivo. É preciso que o monge compreenda os motivos que o levaram a ter essa opção e de tempos em tempo, revê essa escolha e quais os motivos levam ele a continuar.

Desistindo de ser monge

Ser monge deve ser uma opção permanente, mas e no caso de não querer mais? A pessoa estará presa para sempre?

É claro que se for essa a opção pessoal, a de voltar ao mundo, ninguém irá lhe prender. A única ressalva é que você não poderá mais voltar atrás da sua decisão. Ser monge não é uma opção que se muda do dia para a noite, mas não é possível manter um monge infeliz, pois isso nunca será bom para a comunidade.

Publicidade

Deixe uma resposta