Viagem e Turismo

O que é Monte Everest?

Um monte de nome Pico XV foi identificado no ano de 1852 pelo governo da Índia, e teve seu nome alterado para Monte Everest no ano 1865 pelo inglês Sir George Everest.

Publicidade

Muitos tentaram chegar ao seu cume, com início no ano de 1920, logo após 1921 e posteriormente em 1938. Com tentativas de subida pelos lados noroeste e sudeste, mas nenhuma teve sucesso devido ao ar gelado, ventos intensos e terreno dificultoso. Uma subida que foi possível pela primeira vez no dia 29 de maio do ano de 1953, pelos homens da Expedição Britânica chamados, Edmund Percival Hillary, John Hunt e um guia Tenzing Norgay. Eles atingiram o pico da montanha mais alta da Terra. Uma beleza de 8 848 metros localizada na Cordilheira do Himalaia, na fronteira do Nepal com o Tibete – China. Toda essa aventura serviu para despertar a curiosidade de alpinistas como, Peter Habeler e Reinhold Messner que no ano de 1978 chegaram ao monte sem a necessidade de bombas de oxigênio. Mas não satisfeito, Messner, retornou no ano de 1980, como o primeiro a subir sozinho. Existem desde então, relatos sobre pessoas que morreram na tentativa de escalar o belo Monte. Algo que só foi possível com Hillary e Hunt devido ao uso de vestimentas e acessórios apropriados para subida.

São muitas as inscrições feitas para subir o Everest. Afinal, ninguém quer deixar de viver esta experiência. E se você gostou da matéria, deve aprofundar nas pesquisas e se maravilhar com acontecimentos e relatos de quem que já chegou ao topo da maravilha.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta